Reportagem Especial: Renda extra no Carnaval

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(Ter, 13 Fev 2018 14:40:00)

REPÓRTER: Tem folião que só consegue curtir o Carnaval se for ao som de um tradicional samba de raiz. Outros preferem algo mais acelerado. E com um pequeno guarda-chuva colorido em mãos, preferem dar muitos saltos ao som do frevo. E ah! Não se pode esquecer dos que são amantes de Dodô e Osmar e não dispensam o consagrado axé da Bahia.

Mas... têm aqueles que não estão preocupados com o ritmo e independentemente de como a banda toca, querem mesmo é ganhar dinheiro no período carnavalesco. A pernambucana Renata Cavalcanti é uma delas. Ela, que é estudante de Direito e mora no município de Bonito, localizado no agreste de Pernambuco, percebeu que a paixão por maquiagens com glitter poderia se tornar um negócio bastante lucrativo. 

SONORA: Renata Cavalcanti

“Eu sempre fui adepta a qualquer tipo de brilho, sempre usei muito glitter em festa com os amigos, principalmente no carnaval, que é uma época em que todo mundo se joga mesmo no glitter. E até que em uma festa começaram a me perguntar se eu tinha o glitter para vender. Como eu já tinha comprado uma grande quantidade resolvi vender mesmo.”

REPÓRTER: Renata criou em janeiro um perfil no aplicativo Instagram e já acumula pouco mais de 1,6 mil seguidores. Em média, ela recebe 200 encomendas por semana. A estudante e agora empresária conta porque optou por comercializar os produtos pela internet.

SONORA: Renata Cavalcanti

“Alcança um número muito grande. Por exemplo: era só para mim e os meus amigos. Daí teve gente de outro estado me procurando: Rio Grande do Sul, Bahia... Então pela internet eu alcançaria um número maior de pessoas que iriam me procurar e se interessar.”

REPÓRTER: Mas... como fazer com que um produto tão comum possa ser rentável? Renata aposta na criatividade e na qualidade da purpurina para conquistar cada vez mais clientes.

SONORA: Renata Cavalcanti

“O diferencial é que são misturas que são feitas por mim. Ele é o glitter em pó e aí você mistura com a glicerina, que é um produto especial para a pele. E aí ele fica um gelzinho, já para você aplicar, você não precisa de cola. Tem várias cores e formatos, e não apenas desses tradicionais que a gente encontra na papelaria. Então fica bem mais visível do que os normais.”

REPÓRTER: E para aqueles que ainda buscam abrir negócios temporários durante a semana de Carnaval e até mesmo continuar com as vendas após o período, o gerente de atendimento personalizado do Sebrae do Distrito Federal, Ary Ferreira Júnior, ressalta que o planejamento é imprescindível.

SONORA: Ary Ferreira Júnior

“Antes de você definir o que você vai fazer, o que você vai atribuir ao seu negócio nesse período de carnaval, é importante que você conheça primeiramente a característica desse cliente. É um momento festivo, com acúmulo de pessoas no mesmo local e alguns produtos são essenciais: bebidas, roupas coloridas... Então as pessoas tem que pensar antes de montar o seu negócio em algumas características importantes e os cuidados que ela tem que ter. O que vou fazer no carnaval? Qual o produto? Se eu vou trabalhar com alimentos, quais são os cuidados que eu tenho que ter para manipulação desses alimentos? O acondicionamento desses alimentos?”

REPÓRTER: O especialista também alerta que, independentemente do tipo de negócio, o trabalhador deve buscar informações sobre o público consumidor e ter consciência no momento da escolha dos preços dos produtos.

 SONORA: Ary Ferreira Júnior

“E é importante: conhecer um pouquinho das características dos foliões, daquelas pessoas que tão ali brincando no carnaval e sempre se preocupar: “Olha! Não sou só eu que tô no mercado, o mercado tem outros concorrentes. Se preocupar com o preço, será que o meu preço da minha coxinha, do meu refrigerante, da minha cerveja está compatível com os meus concorrentes em volta. De repente você cria uma expectativa de um lucro muito grande e pode ter uma decepção.”

REPÓRTER: A quantidade de ambulantes durante o Carnaval é alta. Por isso, o especialista do Sebrae, Ary Ferreira Júnior, afirma que para esse grupo de pessoas, manter o diálogo constante com fornecedores é fundamental. Além disso, promover parcerias por meio de consignação é uma excelente alternativa para que não haja prejuízos.

SONORA: Ary Ferreira Júnior

“Nesse momento agora todo mundo, tanto fornecedor como o empreendedor, a pessoa tem um negócio eles tão pensando sempre na política ganha-ganha. Eu ganho como  proprietário do pequeno negócio ou ambulante e o fornecedor também tem interesse em vender. Ele não quer ficar com mercadoria estocada ou parado ali na loja dele. Procure conversar com seu fornecedor, busque informação, negocie uma forma de reposição dessa mercadoria. Eu vou pegar aqui dez caixas de refrigerante, dez de cerveja e se eu não conseguir vender nesse período você recebe essa cerveja de novo? Você consegue receber de novo esse refrigerante? De repente já pode negociar com o fornecedor.”

REPÓRTER: Seja vendendo bebidas, alimentos, acessórios, fantasias ou qualquer outro tipo de produto no carnaval, uma coisa é certa: a marchinha comum a todos que aproveitam a folia para ganhar uma renda extra é...

“Ei! Você aí! Me dá um dinheiro aí! Me dá um dinheiro aí!”


Reportagem: Liamara Mendes
Locução: Liamara Mendes

 
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