Workshop sobre gestão de águas no Brasil e nos países do escudo das Guianas será realizado em Caiena

Paisagem no Suriname. Foto: guianashield.orgQuestões relativas à gestão dos recursos hídricos são fundamentais e relevantes na escala hidrogeológica do escudo das Guianas. Os seis países que compõem o escudo das Guianas – Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Brasil – compartilham bacias fluviais transfronteiriças e utilizam recursos hídricos comuns, como água potável, transporte, energia e pesca.

Com apoio da ONU, será promovido um workshop com o objetivo de promover nestes países ações cooperativas entre as partes interessadas, por meio do compartilhamento de conhecimento, experiências e pontos de vista sobre a gestão das águas.

A oficina ocorrerá de 23 a 25 de outubro de 2013 em Caiena, o primeiro de seu tipo a ser realizado na Guiana Francesa. Prevê-se que aproximadamente 60 pessoas de cada território do escudo das Guianas, compreendendo pontos focais de políticas hídricas, do ramo da pesquisa/ensino e de convenções e organizações internacionais relacionadas ao tema compareçam ao evento.

Apesar de muitos projetos se centrarem em questões florestais ou de biodiversidade, há, entretanto, poucas iniciativas conjuntas de gestão hídrica. A preservação dos sistemas hidrográficos é vital e essencial nestes territórios, bem como em qualquer outro lugar do mundo.

A disponibilidade de água nos países do escudo das Guianas é importante graças à abundância de recursos hídricos e à baixa população. Entretanto, o manejo variado das águas, os desafios demográficos e o desenvolvimento de atividades industriais podem causar poluição e fazer que o acesso à água de boa qualidade seja mais difícil. Para garantir uma gestão balanceada e sustentável desse recurso vital, é necessário melhor conhecimento sobre a qualidade, as características e os manejos dos cursos d’água.

No contexto do Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água (2013), a iniciativa “Guiana Shield Facility” do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiana, a diretoria de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Habitação (DEAL) da Guiana Francesa e o Comitê de Bacias Hidrográficas da Guiana Francesa organizam este Workshop sobre a Gestão dos Recursos Hídricos nos países do Escudo das Guianas.

O workshop está sendo realizado com o apoio da rede técnica WAVINGS – Rede de Visões e Informações Hídricas no Escudo das Guianas.

Para informações adicionais sobre o Workshop, contatar Patrick Chesney, no Secretariado da Guiana Shield Facility, PNUD, 42 Brickdam e na Casa da ONU, Georgetown, Guiana; telefone 592-226-4040; patrick.chesney@undp.org ou visite www.guianashield.org

A Guiana Shield Facility é uma instituição financiada por múltiplos doadores, estabelecido e operado pelo PNUD Guiana com apoio financeiro da União Europeia e do Governo da Holanda.

O objetivo da GSF é apoiar a conservação e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas dos 2.5 milhões de km² de biodiversidade da região ecológica do escudo das Guianas por meio de atividades de apoio necessárias para garantir a integridade ecológica da região.

O PNUD estabelece parcerias com pessoas de todos os setores da sociedade para ajudar a construir nações que possam resistir às crises e conduzir e sustentar o tipo de crescimento que melhore a qualidade de vida para todos. Presentes em 177 países e territórios, a agência da ONU oferece perspectiva global e visão local para ajudar a empoderar vidas e construir nações resilientes.

Confira a agenda prévia do evento clicando aqui.


Imprimir

Deixe um comentário