IFC apoia startups com soluções tecnológicas para serviços de saúde brasileiros

Programa financia startups globais com soluções tecnológicas para serviços de saúde brasileiros. Foto: EBC

Programa financia startups globais com soluções tecnológicas para serviços de saúde brasileiros. Foto: EBC

A Corporação Financeira Internacional (IFC), uma subsidiária do Grupo do Banco Mundial, lançou o TechEmerge Health Brazil, um programa de apoio a startups globais de tecnologia que desenvolvam inovações de saúde relevantes para o Brasil.

A IFC está buscando empresas de tecnologia interessadas em ampliar seus negócios no mercado brasileiro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.techemergebrazil.org até 10 de março.

O programa irá identificar inovações de tecnologia em saúde no mundo todo e adaptá-las aos planos de saúde no Brasil. O objetivo é explorar formas de a tecnologia ser usada para beneficiar serviços de saúde. O TechEmerge fornecerá recursos e “mentorias” para ajudar a levar tais tecnologias ao mercado brasileiro.

“Novas tecnologias estão transformando o serviço de saúde e podem melhorar seu acesso, alcance e eficiência operacional”, disse Mary Peschka, diretora da IFC para soluções de inovação.

“O programa reúne inovações para mercados emergentes, onde estas são mais necessárias. No Brasil, mais de 20 grandes planos de saúde aderiram ao programa e estão buscando tecnologias em áreas como engajamento de pacientes, análise de dados clínicos, inteligência artificial, pontos de atendimento, entre outras”.

Os empreendedores selecionados serão convidados a se reunir com planos de saúde brasileiros para discutir formas de comercializar suas tecnologias.

Em comunicado, a IFC afirma que o Brasil enfrenta falta de médicos e enfermeiros, registra uma qualidade variável nos serviços, longas filas de espera, altos custos e crescente presença de doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Novas tecnologias e práticas de negócio inovadoras são essenciais para enfrentar tais desafios, disse a IFC. O mercado brasileiro de serviços de saúde é o oitavo maior do mundo e deve crescer para 232 bilhões de dólares em 2021, tendo grande potencial para inovadores tecnológicos.

O programa TechEmerge é parte da estratégia da IFC para apoiar empreendedores em mercados emergentes e impulsionar o setor privado brasileiro a aumentar e melhorar o acesso a serviços de saúde de qualidade. A IFC tem um portfólio global de investimentos de mais de 1,7 bilhão de dólares no setor de saúde.

O programa está sendo implementado em parceria com o Ministério da Economia e do Emprego da Finlândia e com o Ministério da Economia e Indústria de Israel. É apoiado pela Bionexo, uma empresa brasileira que oferece soluções digitais para a indústria de saúde.