Em Brasília, agência da ONU apoia festival de cinema e gastronomia sobre movimentos migratórios

Festival tem apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Imagem: Mais Pontes Menos Muros

Festival tem apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Imagem: Mais Pontes Menos Muros

Chega a Brasília neste final de semana (19) o festival Cine MigrArte Mais Cinema Menos Muros, que promoverá exibições de curtas-metragens, debates sobre audiovisual e trocas gastronômicas. Filmes produzidos no Distrito Federal e fora do Brasil serão apresentados em diferentes localidades, em sessões mensais até agosto, sempre aos sábados das 16h às 22h. Evento tem o apoio institucional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

A primeira sessão será no dia 19 de maio, na Praça das Artes Teodoro Freire, em Sobradinho. O evento segue nos próximos meses para o Guará, Taguatinga Sul, Fercal e Asa Sul — essas sessões estão com programação aberta a contribuições de diretores que quiserem enviar seus filmes para o festival.

O tema que reúne todos os curtas-metragens da mostra é Celebração Intercultural, Refúgio e Migrações. Após as exibições, migrantes e pessoas em situação de refúgio, cineastas locais e outros profissionais de Cinema serão convidados para discutir particularidades dos filmes, como os aspectos técnicos e as problemáticas abordadas. A inciativa também terá a praça de alimentação Sabores do Mundo, com gastronomia estrangeira feita por migrantes e refugiados.

Envie seu filme

Para a sessão de Sobradinho, o prazo para o envio de curtas já está encerrado. Para as demais sessões, os prazos para a submissão serão divulgados posteriormente. A curadoria é realizada pela Interakt Films e vai selecionar dez curtas-metragens, sendo sete filmes de produções do DF e três filmes de países estrangeiros.

O Cine MigrArte é uma realização da Interakt Films e do Coletivo Bambuo, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

O cineclube é inspirado no MigrArte, evento anual que terá sua quarta edição no Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental, no dia 23 de junho, em atividade para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho. Nesta data, haverá a exibição do documentário “Zaatari, memórias do labirinto”, uma coprodução entre Brasil e Alemanha.

O MigrArte faz parte da campanha Mais Pontes Menos Muros, que tem como objetivo tornar conhecida a realidade de migrantes e refugiados no Distrito Federal, promovendo trocas culturais e o respeito ao direito de migrar.

Serviços
Exibição dos filmes:
Sempre das 16h às 22h

19/05: Praça das Artes Teodoro Freire (Sobradinho)
16/06: Teatro de Arena do Cave (Guará)
21/07: Mercado Sul VIVE (Taguatinga Sul)
04/08: Casa da Árvore (Espaço Socio-Cultural – Asa Sul)

Contato:
interaktfilms@gmail.com
coletivobambuo@gmail.com